domingo, 7 de outubro de 2007

Uruçuca será contemplada com o projeto do biodiesel,

Conforme destacou o Secretario da Agricultura em reunião promovido pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e pelo Instituto Oficina de Cidadania, no ultimo dia 04 no auditório da Universidade. As cidades de Cairu, Camamu, Canavieiras, Igrapiúna, Ilhéus, Itabuna, Una, Ituberá, Nilo Peçanha, Piraí do Norte, Taperoá, Uruçuca e Valença, serão incluídas no projeto.

Além do biodiesel Geraldo Simões destacou os investimentos do PAC no incentivo a agricultura familiar, a renovação da lavoura cacaueira e nos novos investimentos nas praticas de cultivo a mandioca. Participaram do evento alunos, professores, pesquisadores, produtores e ambientalistas.

O Programa do Biodiesel do Governo da Bahia tem objetivos de implementar no estado um sistema de acompanhar a demanda do mercado interno e externo, visando substituir a energia atual por um sistema renovável, prevendo uma produção de 5,8 milhões de metros cúbico de etanol e 417 mil metros cúbicos de biodiesel.

O investimento neste setor traz importantes recursos para o sul da Bahia que tem enfrentado a crise da vassoura de bruxa que surgiu no inicio dos anos 90 e vem se alastrando para os tempos atuais, causando graves prejuízos ao estado. Muitos jovens migraram para outros estados e até paises, devido a crescente e constante falta de emprego na região.

Muitos municípios que sobreviviam apenas do cacau pagaram um preço alto pela não diversificação da lavoura. No sul da Bahia apenas a cidade de Una que absolveu a cultura japonesa teve a sorte de não sofrer tanto o impacto da praga, devido aos diversos meios econômicos existentes na zona rural daquele município.

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

STF adia decisão sobre fidelidade partidária

O STF deixou para decidir a situação partidária dos parlamentares amanhã, quando será sentenciado a quem verdadeiramente pertence o direito da vaga nas Câmaras de Vereadores, Assembléias Legislativas e no Parlamento Federal.

A representação que foi ingressada no Tribunal Superior Eleitoral pelos Partido Democrático, Partido Social Democrático Brasileiro e Partido Progressista Brasileiro ganhou notoriedade e teve de subir a corte suprema para a decisão final. O Procurador Geral da República já deu seu voto contrário aos partidos.

Os partidos se sentem prejudicados na mudança repentina dos eleitos, uma vez que usam o sistema proporcional para se elegerem e posteriormente abandonam a legenda muitas vezes em busca de interesses pessoais. No sul da Bahia o Deputado Federal Raimundo Veloso que se elegeu pelo PPS hoje está no PMDB já o Capitão Fabio que hoje pertence ao mesmo partido de Veloso, foi eleito pelo PRTB.

Embora o povo brasileiro não possui o costume de votar nas siglas partidária, todavia são os votos da legenda que levam os políticos aos parlamentos. Já houve na história do Brasil, deputado eleito com pouco mais de 200 votos enquanto outros que tiveram quase 100.000 ficaram de fora. Magnólia Andrade Barreto (PL), Reginaldo Ribeiro Góes (PTC), Suely Souza de Santana (PL), Álvaro da Paz do Nascimento Souza Filho (PSC) e Ramilton de Jesus Nascimento (PTN), tiveram muito mais voto do que o vereador Esmeraldo Celestino dos Santos “Pimba do Povão”.

Existem entendimentos de juristas de que essa matéria deva ser transformada em Lei pelo Legislativo com mais objetividade, haja vista que esta questão é bastante subjetiva na Constituição Federal. Nenhum parlamentar perdeu o mandato na história política do Brasil concernente a mudança de partido.

Bandidos têm carreira suspensa por policiais militares,

Após assaltar um comerciante na cidade de Ubaitaba, três meliantes foram presos por um grupamento da CAERC e por policiais militares da 61ª CIPM da cidade. Com os flagranteados foram encontrados farta munição e 02 revolveres calibre .38. A prisão ocorreu por volta das 15:00 horas em um bairro denominado Armandão próximo a BR 101.

Dirlean Nogueira Santos, 27 anos, Gilson Marques Tavares, 39 anos e José Cláudio Silva Reis, são de Camaçari e Ubatã e estavam com um veículo FIEST de cor prata, PP JPW 7556, roubado em Candeias. Com a presença de policiais eles reagiram à prisão que o que levou o meliante Gilson a ser alvejado e conduzido ao Hospital de Base em Itabuna.


Mais glórias da PM e dos PMs


Quem recebeu uma medalha de Ouro pelos 30 anos de bons serviços prestados ao estado foi o 1º TEN PM Edimon César Soares Carvalho, comandante do Pelotão da Cidade de Maraú. Ele que já comandou Dario Meira e Coaraci.

terça-feira, 2 de outubro de 2007

Crime bárbaro comove comunidade de Uruçuca,

Que está estarrecida com tamanha brutalidade. A vítima uma senhora de nome Márcia Souza Silva, 33 anos, natural de Itacaré, filha de Antonio Ferreira Souza e Alice Calazans da Silva, estava com 06 meses de gestação.

O autor do homicídio foi o indivíduo de nome Jorge Alves dos Santos, que se evadiu do local do crime, deixando apenas a capa da faca que utilizou para a pratica criminosa. Os motivos que levaram ao assassinato da indefesa vítima foram ciúmes, um vez que a mesma não convivia com o autor a mais de um ano e ter arrumado um outro parceiro para conviver maritalmente.

O crime ocorreu na Terra Planagem, zona periférica da cidade de Uruçuca, por volta das 15:30 horas do dia 01 de Outubro. Policiais Militares fizeram diversas incursões numa mata próximo ao local e não lograram êxito na captura do meliante.

O Bel. Izael Rodriguês Fiterman, Delegado da cidade, deve representar pela prisão preventiva do acusado nas próximas horas, devido ao clamor público que atinge toda a sociedade de Uruçuca. Testemunhas afirmaram que após o crime o autor ficou rodando a cena do crime à distancia até quando a vítima foi sepultada, e que o meliante é reincidente nestes fatos uma vez que não se tratar de réu primário.